"CHIQUE É CRER EM DEUS"

Investir em conhecimento pode nos tornar sábios... Mas, Amor e Fé nos  tornam humanos!

Coisas que todos os catequistas novatos deveriam saber

Catequese é algo fundamental para a Igreja e não se pode improvisar. Por isso, aqui vão algumas coisas básicas que você não pode esquecer.

O catecismo responde.

Respostas sobre dúvidas sonbre o Sacramento do Batismo

CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK

Clique aqui: https://www.facebook.com/catequeseregionalnordeste3

Especial sobre Quaresma

Encontre aqui tudo que já publicamos sobre esse tempo.

sexta-feira, 31 de maio de 2013

NONO DOMINGO COMUM (02.06.13)

Lucas 7,1-10
“Senhor, eu não sou digno...”


        A nossa leitura de hoje inspirou a frase tão conhecida que usamos na Missa antes da comunhão, “Senhor, eu não sou digno de que entres na minha casa, mas diga uma só palavra e serei salvo” (cf. v.6).  A profissão de fé em Jesus, feita por um desconhecido oficial romano, à beira do Mar da Galiléia, tornou-se a expressão da realidade de quem ousa aproximar-se da mesa eucarística.  É na mesma hora um reconhecimento da nossa fraqueza e também da grandeza e gratuidade de Deus, que supera qualquer falha nossa.
        A história situa-se bem dentro da política lucana de nunca falar mal dos romanos (uma visão bem diferente da do João no Apocalipse).  Lucas é um grego, e tem outra experiência do Império Romano do que os oprimidos judeus da Palestina - uma experiência de opressão e exploração que os levaria a duas guerras sangrentas e desastrosas, de 66/72 d.C e de 132/135 d.C.  Também, o autor quer respeitar os seus destinatários - nas comunidades das cidades gregas do Império - muitos dos quais ligados às instituições romanas e imperiais.
        O oficial na história era pagão, não judeu, mas pertencia ao grupo conhecido como “tementes a Deus”. Isso é, simpatizantes do judaismo, crentes no Deus único, mas não pertencentes oficialmente à religião judaica.  No Império Romano muitos pagãos estavam cansados da idolatria e da imoralidade que marcavam a sociedade, e admiravam o monoteísmo e seriedade ética do judaísmo.  Mas se recusavam a assumir a prática da circuncisão e outros ritos.  O oficial em questão deve ser visto neste contexto.
        Mas ele, embora sendo pagão, manifesta mais fé do que os próprios judeus - a ponto de causar a exclamação de Jesus:
        “Ouvindo isso, Jesus ficou admirado.  Voltou-se         para a multidão que o seguia, e disse : “Eu  declaro a vocês que nem mesmo em Israel encontrei tamanha fé!” (v.9).
Com profundo respeito, ele nem pede que Jesus entre na sua casa - pois tal ação deixaria Jesus ritualmente impuro!  Tem confiança absoluta em Jesus – basta a palavra dele para que a cura se concretize!Aqui temos mais um exemplo do interesse de Lucas em enfatizar o poder da Palavra de Jesus (por exemplo, na versão lucana da cura da sogra do Pedro, Jesus não toca nela, como em Marcos, mas só ameaça a febre, e com a sua palavra, essa deixa  a mulher – Lc 4,39) 
        Um pagão serve de exemplo para a multidão!  Na boca de alguém considerado “impuro” se expressa a mais profunda fé!  Quantas vezes a mesma coisa acontece hoje - pessoas consideradas impuras, ou tolas, ou ignorantes, dão lição de fé a nós, às vezes formados na teologia, praticantes dos sacramentos, estudiosos da religião?  A fé não depende do grau do estudo - é uma atitude profunda que brota da intimidade com Deus.
        É de notar também a prontidão com que Jesus atende o pedido para ajudar o oficial.  Embora esteja consciente que o homem é estrangeiro e pagão, a compaixão faz com que Jesus não se amarra aos limites costumeiros da prática religiosa do seu tempo, mas se prontifica até a entrar na casa de um “impuro”, pois para Jesus, ninguém pode ser taxado de impuro.
        “Senhor, dê-nos a fé do oficial romano, e de muita gente simples e humilde. Diga uma só palavra e a nossa falta de fé será curada! Ajude-nos também a cultivar a compaixão que derruba as barreiras artificialmente criadas por causa da etnia, cultura, religião ou condição de vida.”    


Tomaz Hughes SVD
e-mail: thughes@netpar.com.br

  

quinta-feira, 23 de maio de 2013

I Nordestão de Animação Bíblico-Catequética


      
 
Os coordenadores e bispos referenciais das Comissões Regionais NE1, NE2, NE3, NE4 e NE5 de Pastoral para Animação Bíblico-Catequética, em sintonia com NOVAS DIRETRIZES GERAIS DA AÇÃO EVANGELIZADORA DA IGREJA NO BRASIL (DGAE) (2011-2015) que aborda duas urgências da nossa comissão “Igreja, casa da iniciação à vida cristãIgreja, lugar de animação bíblica da vida e da pastoral”, tem a alegria de informar que através do “I Nordestão de Animação Bíblico-Catequética” irá iniciar um aprofundamento maior sobre a iniciação a vida cristã.
 
Enquanto Nordestão, gostaríamos de celebrar e partilhar essa caminhada estimulada pelo desejo de unir todos os cinco regionais do nordeste para juntos refletirmos sobre a formação de nossos catequistas. Portanto, assumimos a realização do I NORDESTÃO DE ANIMAÇÃO BÍBLICO-CATEQUÉTICA, com o tema OS DESAFIOS PARA A TRANSMISSÃO DA FÉ a ser realizado de 15 a 17 de novembro de 2013, em Maceió-AL.
Irá assessorar o PRIMEIRO NORDESTÃO o Padre Luiz Alves de Lima, colaborador em muitos documentos da CNBB (coordenador de redação do Diretório Nacional de Catequese). Membro do Grupo de Reflexão Bíblico-Catequética da CNBB (GREBICAT), membro do grupo de "experts" da Secção de Catequese da Conferência Episcopal Latino Americana (CELAM), presidente da Sociedade Brasileira de Catequetas, foi escolhido como PERITO para representar a América Latina na área da catequese e da Iniciação Cristã sendo nomeado pelo Secretário Geral do Sínodo dos Bispos com a autorização do Sumo Pontífice para participar da XIII Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, que aconteceu no Vaticano entre os dias 7 e 28 de outubro de 2012, com o tema “A nova evangelização para a transmissão da fé cristã”.
Esse congresso terá como objetivos principais:
- Celebrar o caminho catequético;
- Partilhar as nossas experiências respondendo aos desafios para a transmissão da fé;
- Intensificar a nossa convivência fraterna como caminho de unidade em nossa igreja.

Maiores informações com as coordenações regionais:
NE 1 – Maria Erivan Ferreira da Silvaerivanfsilva@hotmail.com
NE 2 – Pe. Elison Silva dos Santoscatequeseregionalnordeste2@gmail.com
 NE 3 – Ir. Luciene Macedolucatequista@gmail.com
NE 4 – Ir. Maria das Graças Sabinomgsabino2011@gmail.com
NE 5 – Joana Meneses Mendesjoanamm@terra.com.br
Comunicação Joseilton Luz                    nordestaodecatequese@gmail.com
Regionais
Nordeste 1 – Ceará
Nordeste 2 – Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte
Nordeste 3 – Bahia e Sergipe
Nordeste 4 – Piauí
Nordeste 5 – Maranhão

quarta-feira, 22 de maio de 2013

ENCONTRO DE ANIMAÇÃO BÍBLICO-CATEQUÉTICA DO REGIONAL NORDESTE 3, BAHIA E SERGIPE


A comissão de Animação Bíblico-Catequética do Regional Nordeste III, Bahia-Sergipe, esteve reunida no Centro Pastoral Arquidiocesano da Arquidiocese de Feira de Santana-Bahia nos dias 17,18 e 19.
 
O encontro acontece anualmente, o público alvo são as coordenações (arqui)diocesanas do Regional que tem 25 dioceses divididas em 6 regiões pastorais.
Padre Décio Walker, assessor nacional da comissão episcopal para animação bíblico-catequética,  assessorou o encontro.
O encontro foi dividido em 3 momentos: VERILUMINAR e AGIR.
·         VER: Avaliação e partilha da implementação da Iniciação à Vida Cristã com inspiração catecumenal.
·         ILUMINAR: Aprofundamento do tema: A catequese e o ano da FÉ. Com destaque para duas questões praticas
o   Os caminhos da Iniciação à Vida Cristã a partir do C. Vaticano II
 
o   Compreender o Catecismo da Igreja Católica a partir da inspiração catecumenal
 
·         AGIR: Reflexão e planejamento: Síntese sobre os encaminhamentos práticos: O ano da fé e a iniciação da vida cristã.
No domingo dia 19, festa de Pentecostes o encontro teve sua culminância com o almoço.
Na alegria do encontro a comissão de animação bíblico-catequética do Regional, deseja que na nossa caminhada de CATEQUESE sejamos conduzidos, atraídos, fortalecidos e envolvidos pelo Reino de Deus.
 
Padre Freinilson

terça-feira, 14 de maio de 2013

Está chegando: encontro regional de coordenadores!


"Só o amor é digno de Fé"
“Dou-vos um novo mandamento: amai-vos uns aos outros
como eu vos amei” (Jo. 13,34)
 
Caríssimos coordenadores e coordenadoras diocesano da Dimensão Bíblica Catequética,
no evangelho deste domingo Jesus nos coloca diante da realidade mais profunda de sua mensagem e, ao mesmo tempo a realidade que nos faz mais humanos: a vivência do amor. A forma como Ele se expressa é clara e simples: frente aos inumeráveis mandamentos rabínicos, frente ao Decálogo de Moisés, suas palavras soam taxativas: “Eu vos dou um novo mandamento”.
Através dessa reflexão do evangelho chego até vocês para informa-los sobre o Encontro Regional dos coordenadores diocesano. Segue em anexo uma cartinha com maiores detalhes sobre o mesmo.
Peco com carinho em nome da coordenação do regional, particularmente das pessoas da coordenação que se reuniram no final de semana passada para organizar a DBC do Regional e particularmente para preparar este encontro que confirme a presença de sua diocese. Diga quantas pessoas vem participar. Certo? Ficamos esperando!
Neste final de semana acontecerá em Feira de Santana a 5ª Semana Social Regional, fiquemos em sintonia e desde já aproveitamos também a oportunidade para agradecê-los pela presença de vossas dioceses na confirmação das inscrições.
Que este amor tão fundamental para a comunidade dos discípulos de Jesus nos envolva a todos e nos inspirem a sermos cada vez mais discípulos missionários.
Nos veremos em breve.
Atenciosamente,
Edcarlos, Ir. Iria, Ir. Luciene, Pe. Ronnes e Terezinha.
Carta
Programação